A criança e a música
A criança e a música – 0 a 3 anos
Os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquista vocais e corporais. Podem articular e entoar um maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples, refrões, onomatopéias etc. explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois de conquistada a marcha, a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando com a música.
A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música as demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam as situações sonoras diversas conferindo “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e a sua produção musical.
Objetivos:
O trabalho com a Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir canções musicais.
O fazer musical:
• Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o entorno e materiais sonoros diversos.
• Interpretação de música e canções diversas.
• Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Orientações Didáticas:
No primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. O professor estará contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles; produz sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc ou sons corporais, como palmas batidas nas pernas, pés, etc., embala-os e dança com eles. As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais.
Resumindo
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. “Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade”.
Brincando, as crianças estarão exercitando as habilidades que serão exigidas durante os anos seguintes.
Apreciação musical:
- Com histórias, fantoches, dramatizações, cativar a criança para que comece a freqüentar a aula de música perdendo o medo do novo;
- Usar o carnaval para desenvolver o tema e participar de um baile carnavalesco;
- Introduzir um instrumento musical do carnaval, como o tambor, por exemplo;
- Utilização da flauta para audições instrumentais;
- Socializar através da música;
- Contacto inicial com instrumentos de percussão, utilizando-os também como objetos sonoros para emitir respostas musicais, a partir de estímulos dados pelo professor;
- Exploração de alguns instrumentos de pequena percussão como, guizos, chocalhos, caxixis, castanholas, tambores, livremente e mais tarde orientados pelo professor;
- Escutar músicas;
- Intervenções feitas com os instrumentos nas músicas já escutadas anteriormente;
- Introduzir instrumentos nas canções (clavas, tambor, etc.);
Desenvolver a coordenação motora:
- Exploração do corpo,
- Percepção das partes do corpo separadamente,
- Vivenciar os movimentos corporais através da música;
- Exploração do movimento corporal;
Desenvolver a memória musical:
- Linguagem oral e vocabulário;
- Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,
- Desenvolver a percepção auditiva;
- Capacidade de se concentrar;
- Capacidade de imitar;
- Escutar várias gravações das músicas cantadas;
Exploração da música e da cultura popular:
- Divulgar nossa cultura, conhecer canções e brincadeiras populares;
- Folclore;
- Brincadeiras;
- Cantigas de ninar;
Diferenciação de sons:
- Sons: agudos e graves;
Perceber os sons grossos e finos.
Crianças de quatro a seis anos
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
Orientações didáticas
Nessa faixa etária, o trabalho com a audição poderá ser mais detalhado, acompanhando a ampliação da capacidade de atenção e concentração das crianças. As canções infantis veiculadas pela mídia, produzidas pela indústria cultural, pouco enriquecem o conhecimento das crianças. As crianças podem perceber, sentir e ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e comunica. A produção musical de cada região do país é muito rica, de modo que se pode encontrar vasto material para o desenvolvimento do trabalho com as crianças. O contato das crianças com produções musicais diversas deve, também, prepará-las para compreender a linguagem musical como forma de expressão individual e coletiva e como maneira de interpretar o mundo.
Resumindo
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC recomenda a Iniciação Musical na pré-escola e dá ênfase à escolha do repertório, uma das chances que o professor tem de ampliar a visão (e a audição) de mundo do aluno. A música deve ser de boa qualidade, variando desde MPB, músicas folclóricas, cantigas de roda, regionais, até eruditas;
Trabalhar com música na educação infantil melhora a sensibilidade, o raciocínio lógico e a expressão corporal;
A música é a linguagem que organiza som e silêncio. A criança vai tomar consciência da linguagem musical se conseguir ouvir e diferenciar sons, ritmos e alturas, saber que um som pode ser grave ou agudo, curto ou longo, forte ou suave.
Apreciação musical:
- Instrumentar as músicas e as atividades realizadas no período,
- Os instrumentos musicais que:
• Mais gostam e que menos gostam,
• Sua utilidade,
- Como e porque construir um instrumento musical,
- O aproveitamento de sucata para isso e sua importância ecológica nesse fazer,
- Perceber e descobrir a importância dos instrumentos musicais para a música,
- Desenvolver o respeito pela natureza através da música,
- Propiciar ambiente e material para criação de alguns instrumentos musicais de fácil execução,
- Favorecer o trabalho em grupo,
- Montar arranjos musicais com os instrumentos construídos.
Desenvolver a coordenação motora:
- Usar todas as aulas do período para desenvolver atividades que proponham movimentar o corpo sob vários ritmos e canções;
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música;
- Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação para:
• Desinibir,
• Socializar,
- Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música;
- Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação,
- Produzir sons com as partes do corpo separadamente, organizando-as numa percussão corporal;
- Descobrir, experimentar, reconhecer e inventar sons com o corpo,
- Movimentos rítmicos,
- Facilitar a ampliação dos movimentos conhecidos,
- Ampliar o respeito pelo outro,
- Introduzir a reflexão musical (analisando, criticando, discutindo em grupo as danças e coreografias montadas).
Desenvolver a memória musical:
- Desenvolver a expressão verbal (versos na roda),
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