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segunda-feira, 23 de julho de 2012

Atividades na Educação Infantil

Atividades na Educação Infantil
Todas as atividades desenvolvidas na Educação Infantil devem ser trabalhadas através da exploração concreta dos objetos, pois, as crianças dessa faixa etária ainda não possuem maturação para compreender e aprender conceitos abstratos. Há de se observar também, que nessa fase elas são dispersas, desconcentradas e sem reversibilidade de pensamento o que requer que o planejamento do professor seja mutável em qualquer ponto e atrativo. As atividades desenvolvidas devem levar em conta os aspectos de desenvolvimento da criança, ou seja, contemplar:
1. Aspecto Cognitivo - referente ao desenvolvimento do raciocínio, da inteligência, aqui são necessário desenvolver:
Conhecimento Físico: cor, forma, peso, textura, som, temperatura, odor, sabor, são as características dos objetos.

Conhecimento Lógico-matemático: estruturação do conceito de tempo e espaço, aquisição de conservação de quantidades contínuas e descontínuas, classificação, seriação e conservação.

Conhecimento Social: aquisição sobre a vida em sociedade, costumes tradições, regras, datas comemorativas, etc.

Função Simbólica: ampliação e generalização da imitação representativa, jogos simbólicos, imagem mental, expressões artísticas, etc.

2. Aspecto Afetivo: desenvolvimento da iniciativa, da independência, da curiosidade, da motivação, etc.

3. Aspecto Social: desenvolvimento das interações sociais, conhecimento das normas de conduta, direitos e deveres, desenvolvimento de valores éticos e morais.

4. Aspecto perceptivo motor: desenvolvimento e coordenação dos pequenos e grandes músculos.

OBSERVAÇÃO: Os aspectos afetivos e sociais devem acontecer concomitantemente aos aspectos cognitivos e perceptivo motor, onde emoções e normas de conduta andem de mãos dadas, um bom planejamento deve contemplar estes aspectos e a partir daí, surgirão mil idéias para projetos que estimulem o desenvolvimento da criança, sem deixar de lado o lúdico, o prazeroso.

5. ASPECTO COGNITIVO

Conhecimento Físico: - Aquisição das propriedades dos objetos:

1) Cor: Identificação das cores primárias através de brincadeiras e comparações, manipulação de tintas e da sua transformação em cores secundárias;

2) Formas: identificação das formas geométricas em diversos objetos de uso social e escolar através de brincadeiras, da manipulação dos objetos e de atividades direcionadas na pintura, recorte e colagem;

3) Textura: através do manuseio de objetos e de diversos tipos de papéis e tecidos, reconhecer as diferentes texturas, tais como: liso, áspero, peludo, enrugado, macio, duro, ondulado, etc e a partir delas realizar diferentes expressões artísticas de desenho e pintura. Ex: desenho sobre lixa, desenho sobre camurça, tecido, microondulado, etc. Uma ótima idéia pra esta fase da Ed. Infantil é um livro de textura. Sentir as diferentes texturas dos alimentos, crus, cozidos, assados, líquidos, pastosos, sólidos, etc;

4) Temperatura, Sabor e Odor: a partir das ações sociais e escolares diferenciar as temperaturas fria, gelada, morna e quente, sabor amargo, doce, salgado e odores diversos;

5) Som: Estimulação auditiva através dos diferentes sons de instrumentos da bandinha, de objetos em movimento e em queda, apreciação de categorias musicais, melódicas e vocais, observação dos diferentes animais e os sons emitidos por eles, tais como, mugido, rugido, grunhido, latido, etc; um excelente objeto para se trabalhar com esta atividade é o pianinho dos animais.

6) Peso: através da manipulação de diversos objetos, identificar e estabelecer relações entre eles tais como: leves, tão leve quanto, pesado, tão pesado quanto, mais pesado que;

7) Tamanho: estabelecer as relações entre os objetos, tais como, maior, menor, mediano, alto, baixo, médio, etc;

Observação: Sempre trabalhar no concreto para depois fazer o registro no papel, registro este do desenvolvimento, pois assim a apreensão será significativa e fácil para a criança.

Conhecimento Lógico matemático: estruturação do conhecimento e conceituação de tempo e espaço, seriação, classificação e conservação.

1) Função social: do número em horas, calendário, altura, peso, calçados e roupas, casas, etc, mostrando que o número pode ser utilizado com outros objetivos além da contagem;

2) Horas/momentos: diferenciação entre o dia e a noite, o agora e o depois, etc;

3) Classificação e seriação: através de conhecimentos vivenciados em sala de aula, como identificação da rotina, contagem na chamada (quantos somos? quantos vieram? quantos faltaram? mais meninas ou meninos? quem é o primeiro ou último da fila?) estudo do calendário, fazer coleções, estabelecer comparações de igualdade, semelhança e diferenças;

4) Aquisição de conservação das quantidades contínuas e descontínuas (massinha, areia e água).

Observação: Aqui podem surgir lindos trabalhos, tais como a criação de álbuns de recortes de animais, alimentos, brinquedos, botões, etc, bem como ordenar histórias, palitos de diferentes tamanhos, sequência de cores em ordem linear direta e inversa, etc.

7.Conhecimento Social: Adquirir conceitos sobre a sua pessoa - EU - e estabelecer relações de igualdade e diferenças com as outras pessoas com as quais a criança convive na escola e na sociedade (OUTRO), família, etc. Letras, números, formas e cores e datas comemorativas também são conhecimentos sociais, pois, são nomenclaturas criadas e utilizadas pelos homens;

- Identificação da criança _ EU - como parte do MEIO e a importância de preservá-lo como garantia de sobrevivência;

1) reconhecer o corpo como um todo e em partes (corpo humano), diferenciar os corpos existentes na sala ressaltando o respeito as diferenças (altura, peso, raça, necessidades especiais, etc) através de desenhos impressos, recortes, quebra-cabeças, marcas do tempo, brincadeiras e músicas;

2) reconhecimento das letras a partir do seu nome e do nome dos companheiros de classe e membros de sua família, músicas, pesquisas em sala de aula e em casa;

3) reconhecer os membros de sua família reconhecer as diferentes famílias, através de livros, pesquisas, entrevistas;

4) reconhecimento da sociedade com a qual convive: escola, bairro e cidade, profissões, meios de transportes e comunicação;

5) reconhecimento dos números através da sua função social (idade, peso, altura, calçados e roupas, calendário, contagem de alunos, etc), música, brincadeiras, encaixes de pinos, bingos, boliches, etc;

6) datas comemorativas: através de conversas na roda, pesquisas em sala de aula e em casa desenvolver atividades de desenho, recorte e colagem, faz-de-conta, sucatas, relacionados às principais datas comemorativas e ou as datas estabelecidas pelo PPP da escola;

7) reconhecimento dos elementos ar, terra, água e fogo e a partir daí desenvolver atividades que ressalte, a importância, a necessidade de preservação, a funcionalidade, a economia e os meios necessários para a utilização desses recursos sem esgotá-los. Exemplo de atividades legais: ciclo da água, experimento com feijão ou girassol, plantio de mudas e sementes em hortas ou floreiras, etc;

8) reciclagem: transformação do lixo em luxo, o que podemos fazer para garantirmos o desperdício e aumentarmos o seu aproveitamento; atividades interessantes são os brinquedos feitos com os materiais descartáveis.

9) alimentação: elevar a importância de termos uma boa alimentação, a finalidade de cada alimento, suas características, a mastigação, a experimentação dentro da sala de aula, a transformação de alimentos sólidos em líquidos e vice-versa.

Observação: O conhecimento social é uma rica fonte para projetos.

10. Aspecto social e afeto afetivo: Os dois aspectos caminham juntos com os demais, logo, todas as atividades, brincadeiras e conversas levarão em conta os valores e virtudes com base na RECIPROCIDADE !!!

9. ASPECTO PERCEPTIVO-MOTOR: Estão nas dramatizações, danças, brincadeiras, teatros de fantoches, alinhavos, Lego, pinos de encaixes, desenhos, escritas, etc, que visam o desenvolvimento dos pequenos e grandes músculos.

Com base nesses princípios fica mais fácil a construção de um planejamento, de um projeto. Para isto basta deixar aflorar a criatividade.


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