efeito coração

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ed. Infantil- Atividades de Classificação, Seriação e Sequenciação


ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO.




Caçada Maluca:

Organizar 03 caixas ou mais e identificá-las com cores diferentes. As crianças deverão procurar, pela sala, objetos que correspondam as três cores das caixas e guardá-las nas caixas com as respectivas cores. Estipular um tempo para a captura, ao sinal (apito, final da música...) deve encerrar a caçada.

Dividir a turma em três grupos, onde cada grupo representa uma cor. A partir daí lançar desafios: contar quantos objetos de cada cor foi capturado; observar quem tem mais/menos; levantar hipóteses se um número X de objetos conseguissem escapar quantos permaneceriam; agrupar por diferentes texturas, pesos, tamanhos; ordená-los levando em conta suas características, entre outros.



Para Classificação:

Usando materiais manipulativos variados: botões, tampas, brinquedinhos de plástico, pede-se que cada grupo de 4 crianças faça agrupamentos de objetos em função da semelhança na cor, forma ou espécie e aos poucos os agrupamentos prosseguem fazendo alternância nos critérios pensados. É fundamental que a professora faça os questionamentos: o que pensaram ao agrupar os objetos daquele jeito? Em que se parecem, porque os objetos de uma coleção ficariam separados dos outros? Qual nome que pode ser dado aos que ficaram fora da seleção?



Jogo dos pares:

Em grupo de 04 alunos com blocos lógicos, tendo como objetivo comparar características das peças e formando pares (oito peças dos blocos lógico-quadrados e triângulos grandes e pequenos azuis e vermelhos). O primeiro aluno forma um par utilizando um critério de sua escolha, os demais devem descobrir o critério adotado para formar o primeiro par, a fim de continuarem formando novos pares, obedecendo à mesma regra. Ex: O 1º aluno escolheu seu par, quadrados vermelhos, um grande, um pequeno, utilizando o critério tamanho, os próximos jogadores devem construir pares que mantenham a mesma regra, ou seja, formas e cores iguais, mas tamanhos diferentes. Se o 2º e o 3º jogadores seguirem a regra, o 4º jogador formará o par automaticamente. Ex. de materiais que poderiam ser utilizados: figuras e brinquedos.



Para a Sequência:

Noção de sequência utilizando sapatos: o professor forma um conjunto padrão no centro das crianças (dois sapatos de lado e três de sola pra cima; três com sola para cima e dois pra baixo; dois virados pra esquerda e dois pra direita). Elas deverão continuar a sequencia de sapatos obedecendo a mesma regra até todos terem colocado. O professor pode sugerir uma nova fila mudando a regra ou mesmo utilizando o próprio corpo da criança (sentados e deitados, de costas e de lado, de bruços e de costas).





Jogo das diferenças:

Desenvolver a habilidade de comparar e discriminar. São usadas folhas de A4 e figuras dos blocos lógicos. Sobre a folha, dividida em quatro partes, o professor coloca duas figuras geométricas que contenham uma diferença, por exemplo, um retângulo azul e um vermelho, nesse caso tendo uma diferença: a cor. O professor coloca a terceira peça e desafia a criança a colocar a quarta peça, observando que entre ela e a vizinha deverão existir as mesmas diferenças. Aos poucos pode ser aumentado o número de diferenças, critérios, chegando a quatro: tamanho, cor, forma e espessura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário