efeito coração

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Projeto: Meio Ambiente e Segurança de trabalhadores do Frigorífico


SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Projeto: Meio Ambiente e Segurança de trabalhadores do Frigorífico
Público Alvo: 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Período de Desenvolvimento: de Abril a Junho de 2012
Autora: Professora Márcia Cristina Monteiro Moraes
Escola: Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva

Justificativa
A principal justificativa para o desenvolvimento deste projeto de trabalho é a intencionalidade de construir conceitos relativos à segurança do trabalhador, o conhecimento de Leis onde protege o funcionário, e tomando por base uma grande empresa presente em nosso município que é o Frigorífico Minerva, já que grande parte dos familiares de nossos alunos trabalham na mesma, relatando seus cuidados com o Meio Ambiente e também com seus funcionários dando dignidade de trabalho aos seus trabalhadores. Em um Projeto de Trabalho o aluno aprende e desenvolve conhecimentos e habilidades necessárias para construção de conceitos no desenvolvimento do mesmo, mostrando-se como uma Arquitetura Pedagógica indispensável para a formação de sujeitos que estão sempre dispostos a aprender a aprender, competência altamente valorizada no mundo atual.

Descrição, Desenvolvimento e Conteúdo

Pesquisa relacionada à empresa, sua Legislação, suas normas internas, elaboração de cartazes da atuação com o Meio Ambiente, o uso de EPIs conscientes, desenhando, fotografando, digitando e gravando com as vozes dos participantes do projeto, fazendo a leitura de cada Slide. O aluno deve construir o seu trabalho atento aos detalhes, de cada etapa, reproduzindo com maior precisão e cada vez mais próximo da realidade da proposta apresentada.
A execução desses trabalhos será feita em duas etapas, com a participação da própria empresa na escola dando palestras relativas aos seus procedimentos e norteando os caminhos tanto para a Meio Ambiente quanto ao uso consciente dos EPIs. Após essas etapas os alunos desenvolverão as pesquisas e desenhos.
Durante a elaboração dos trabalhos, a cada etapa, são apresentados para os alunos materiais fornecidos pelo professor, como imagens de vídeo, solicitação de pesquisas, contextualizando assim, a construção dos tipos de cada etapa.


Pesquisas
Ao desenvolver o projeto, as turmas envolvidas escolhem os elementos gráficos e cores de sua preferência para compor os trabalhos que serão confeccionados por eles.
Esse projeto foi elaborado tendo como base o desenvolvimento da observação, disciplina em todos os espaços da escola, acuidade visual e auditiva, motricidade fina, usando os componentes curriculares da série relativa ao aluno. Elementos que objetivam o desenvolvimento da curiosidade e cuidado com o próprio corpo, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem em todos os campos do saber. Esse trabalho desperta para a consciência das potencialidades do ser; para o desenvolvimento da curiosidade; da concentração; da atenção; da determinação; do prazer em executar uma tarefa e a busca por novos conhecimentos, tanto no trabalho como no pessoal, refletindo em suas atitudes dentro e fora da escola transferindo o conhecimento em casa para os familiares.

Objetivos Específicos

·        Promover o desenvolvimento cultural dos alunos, numa proposta triangular, no ensino do Mercado de Trabalho;
·        Consolidar a noção de arte como produção resultante da leitura efetuada nas pesquisas;
·        Despertar o aluno para o cuidado com os objetos que carecem maiores cuidados que temos em casa;
·        Ampliar seu conhecimento sobre o Meio Ambiente e os EPIs;
·        Desenvolver no aluno a apreciação, a comparação, a exploração e os questionamentos sobre as palestras;
·        Compreender a linguagem visual, os elementos e o contexto para a interpretação;
·        Compreender a posição de seus familiares no mundo como agente social de sua cultura, que consome e produz.

Indicativos do desenvolvimento de Competências e Habilidades nos campos abaixo:

1-    Integração
·        Manifesta boa relação sala-colegas-professores;
·        É assíduo às aulas;
·        È cooperativo;
·        Concentra-se na aula;
·        Interage de forma independente;
·        Resolve problemas em conjunto;
·        Socializa o conhecimento construído;

2-    Hábitos e atitudes nas aulas;
·        Participa do trabalho com interesse;
·        Atenção e disciplina;
·        Demonstra criatividade e bom humor para resolver impasses;
·        Respeita as regras;
·        Demonstra afetividade;
·        Espera sua vez de falar;
·        Utiliza com cuidado os materiais;
·        Respeita combinações propostas;

3-    Habilidades Específicas
·        Coordena o uso do lápis;
·        Coordena o uso de réguas e instrumentos;
·        Explora combinações de cores nas atividades;
·        Demonstra acuidade visual e auditiva;
·        Executa as atividades com habilidade, tátil, auditiva e visual;
·        Percebe e descreve características, ( objetos, texturas, períodos, etc.);

4-    Processo de Pensamento
·        Conhecimentos e capacidades individuais de cada aluno;
·        Dificuldades apresentadas;
·        Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno na sala de aula;

5-    Culminância do Projeto:
·        Uma manhã superagradável no Frigorífico Minerva, sendo apresentado os vídeos do próprio Frigorífico, com as orientações do trabalho rigoroso desenvolvido na empresa, acompanhado de um belo café da manhã;
·        Apresentação dos Slids confeccionados sobre os EPIs, cartazes com os desenhos das etapas de tratamento dos resíduos da várias seções da empresa;
·        Entrega dos prêmios: 02 lindas bicicletas para os alunos:


  

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário