efeito coração

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ed. Infantil- atividades com as formas geométricas

Atividades com formas geométricas

Segue alguns modelos de projetos, lembrando sempre que não podemos apenas copiar e colar, temos que ler, entender, adaptar, acrescentar, criar... enfim, eles servem apenas como mais um auxílio no planejamento de nossas atividades diárias.



PROJETO: FIGURAS CORES E FORMAS

Turma: ______________________________

Turno: ______________________________

Professoras:___________________________



Objetivos:

Desenvolver no aluno:

* O raciocínio lógico;

* Identificar cores e formas;

* Nomear cores e formas;

* Ampliar vocabulário;

* As coordenações motoras, visuais e auditivas;

* A criatividade através das formas geométricas e cores;

* A socialização e cooperação entre os grupos;

* A habilidade do uso do computador;

* Criar desenhos livres usando as formas geométricas;

* Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.



JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. Participarão deste projeto crianças de quatro a cinco anos de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
Através do computador os alunos entram em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa onde a apreensão de conhecimentos relativos a esse saber como denominação das partes que compõem o computador, sua lógica de funcionamento, linguagem e terminologias referentes ao mesmo, controle de periféricos como mouse, teclado, etc., cuidados com a máquina e todo um primeiro reconhecimento desse instrumento cada vez mais presente em sua vida está se dando naturalmente pelo uso freqüente, desmistificado e ligado à sua prática escolar.
Se nossas crianças já estão nesse mundo permeado de informatização e todos os dias mais enquadrados nos novos paradigmas gerados e nas novas formas de relação com o conhecimento, não podemos ignorar esse fato e limitá-las ao uso de tecnologias obsoletas e pouco instigantes. A mudança passou, antes, pela estrutura escolar como um todo e na prática pedagógica.



METODOLOGIA:

Será trabalhada com os alunos em sala:
-Coordenações motoras visuais e auditivas; -Formas geométricas encontradas no seu ambiente; - Trabalhar com figuras de animais, paisagens para que as crianças descrevam oralmente; - Desenhos livres, usando a imaginação; Na informática: -Será trabalhado no programa Paint, tendo este programa como auxilio no desenvolvimento das atividades.

Disciplinas:

•Linguagem oral e escrita

•Artes visuais

•Natureza e sociedade.

•Matemática

•Movimento

•Música.



Conteúdos:

- Geometria;

- Cores e formas;

- Descrição;

- Higiene;

- Cooperação e socialização .



AVALIAÇÃO:

Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas, bem como a participação, interesse de construir as figuras a partir do programa Paint, cooperação, socialização e criatividade de cada aluno.

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS




1) Tema: Brincando com Cores e Formas

2) Duração: Agosto a Novembro


3) Objetivo: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.

4) Justificativa:
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização,exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.

5) Perfil do grupo
Crianças de quatro a cinco anos de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

6) Objetivos Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

- Objetivos procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.

- Atitudinais:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

7) Áreas
• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.

8) Etapas
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).

- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).

- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.

- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:

Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, etc.

- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;

- Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou atenção da criança na música;

- Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;

- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;

- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);

- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.

- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.

- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.

- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.

- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.

- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.

- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;

- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;

- Brincar com massinha nas cores do arco íris;

- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.

- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.

-Organizar um aquário na sala com um peixinho;

-Escolher um nome para o peixinho;

- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;

- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.

- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;

- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;

- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa.

- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.

- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com interferência).

- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;

- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;

- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas têm que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.

- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;

- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.

- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar o desenho de uma casa, com um telhado triangular e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.

- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.

- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;

- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.

- Trabalhar a Bandeira Brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.

Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo.

Montar um mosaico da bandeira.

- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.

- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.

Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.

- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.

- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...


Avaliação

• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas.

 Na pré-escola, espera-se é que os pequenos compreendam as propriedades dos sólidos, testando seus limites e descobrindo o que podem fazer com cada um deles. Experimente, por exemplo, sugerir à turma que construa a torre mais alta possível com uma quantidade determinada de caixas de diferentes formatos. Passada a ação, leve todos a refletir: quais são as embalagens que dão melhor sustentação? Como devem ser empilhadas: de pé ou deitadas? Por quê?

Nomear figuras, sim. Mas só para ajudar na comunicação.

É a hora de fazer os pequenos avançarem, aproveitando um diferencial da faixa etária: a partir dos 4 anos, eles já começam a utilizar a linguagem, tanto a gráfica como a verbal, para aprimorar suas ações. Assim, um objeto a que eles antes se refeririam como "coisinha amarela" pode ganhar nomes mais específicos, com a utilização de um vocabulário mais específico: "bloco amarelo" ou, ainda, "caixa retangular amarela". Perceba que saber o nome correto dos sólidos é importante, mas apenas quando há uma necessidade concreta. Para resolver o problema da construção da torre, pode ser importante para uma criança pedir ao colega que pegue a caixa retangular em vez do cubo. Nesse caso, o tipo de pista exige a construção de uma nomenclatura específica para que possa ser mais bem compreendida.

“A nomeação da forma geométrica deve ocorrer quando ela ajudar a superar uma ineficiência da comunicação". Quando a nomenclatura é uma mera questão de memorização, as crianças não encontram sentido para esse conhecimento". Desafiando a turma a agir e incentivando-a a explicar o que fez, é possível ir além.

ATIVIDADES

Segue abaixo alguns modelos de atividades que salvei da internet... Que tal trabalhar com dobraduras utilizando as formas geométricas??!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário