efeito coração

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Linguagem Oral e Escrita

Linguagem Oral e Escrita

Linguagem Oral e Escrita - para crianças de 4 a 5 anos

FALAR E ESCUTAR

1. Relato do final de semana na Rodinha;

2. Reconto de historinhas;

3. Faz-de-conta;

4. Transmitir recados;

5. Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha;

6. Dramatizações;

7. Conversas;

8. Exposições de idéia durante a rodinha;

9. Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência;

10. Brincadeira livre;

11. Conversas informais com os colegas;

12. Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais;

13. Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos;

14. Interação com os professores e funcionários;

15. Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles;

16. Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem;

17. Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência;

18. No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia;

19. Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam;

20. No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou;

21. No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto;

22. Através de desenhos fazer recontos de histórias;

23. Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares;

24. Realização de jogo musical;

25. Brincar de Mímica;

26. Fazer a dramatização de um poema;

PRÁTICAS DE LEITURA

1. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto;

2. Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos;

3. Conto e reconto;

4. Faz-de-conta;

5. Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia;

6. Criar o jornalzinho da turma com informativo diário;

7. Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade;

8. Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam;

9. Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade;

10. Adivinhas;

11. Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional;

12. Trabalhar com receitas;

13. Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha;

14. Mostrar o nome e ler;

15. Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence;

16. Pedir para que cada criança pegue seu cartão;

17. Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas;

18. Bingo e dominó dos nomes;

19. Atividades no cantinho da leitura;

20. Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola;

21. Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa;

22. Criar projetos de leitura;

23. Dramatizações simples;

24. O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.);

25. Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois;

PRÁTICAS DE ESCRITA

1. Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;

2. Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;

3. Confecção do jornalzinho coletivo;

4. Confecção de murais;

5. Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;

6. Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;

7. Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;

8. Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma;

9. Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro;

10. Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história na medida em que as figuras são mostradas, a professora anota;

11. Troca de atividades;

12. Fazer exposição com a produção dos alunos;

13. Produzir murais em conjunto;

14. Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;

15. Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;

16. Trabalhar com receitas oralmente e escrita;

17. Trabalhar com imagens e pequenos textos;

18. Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;

19. Fazer comparação entre o desenho e a escrita;

20. Trabalhar com índice e paginação; (conhecimento de números)

21. Identificar no dinheiro as letras e números;

22. Dominó de letras e números;

23. Placas de veículos;

24. Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;

Linguagem oral e escrita



PROJETO

Objetivos

- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias.

- Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.

- Aprender a organizar uma lista.

- Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões.

Conteúdos

- Oralidade.

- Leitura e escrita.

- Respeito aos colegas e à diversidade de opiniões.

Tempo estimado

2 meses

Materiais necessários

Cartolina, folhas de papel sulfite, papel-cartão, canetas, coloridas, brinquedos diversos, giz de cera e crachás.



Desenvolvimento das atividades
1ª etapa

Comece o projeto com uma roda de conversa, estimulando todos a contar a você e aos colegas o que mais gostam de fazer ou de comer. A maioria vai querer falar sobre isso, e provavelmente de forma desorganizada. É hora então de apresentar o projeto, sugerindo a confecção de um produto a ser feito coletivamente: o livro das preferências. Explique que cada um terá uma página contendo as informações sobre o brinquedo mais querido, a comida mais gostosa, a música favorita e assim por diante. Para decidir os itens que serão contemplados, converse com a classe e coloque as sugestões no quadro. A lista pode incluir filmes, brincadeiras, personagens etc. Escolhidos os tópicos, peça que cada um fale sobre os temas. Vá anotando as citações em uma cartolina, com letras grandes e legíveis. Uma boa maneira de estimular o discurso é fazer perguntas: qual é seu personagem preferido? De que brinquedo você mais gosta? Dada a resposta, peça justificativa. Incentive os colegas a comentar, socializando as opiniões (Você pensa a mesma coisa que seu colega? Por quê? Qual é sua opinião?). Para a conversa ficar mais animada, sugira que todos levem de casa os objetos mencionados para compartilhá-los com a turma. Reserve uma atividade para essa troca de experiências.

2ª etapa

Monte a lista em uma folha de sulfite com os tópicos a ser respondidos brinquedo, fruta etc. Faça cópias e distribua as páginas. Leia os temas em voz alta para não haver dúvidas e proponha a elaboração oral da listagem antes do registro. Em seguida, organize duplas de trabalho para a produção escrita e deixe as crianças usarem as próprias concepções. Uma vai ajudar a outra, mas é preciso intervir para levá-las a refletir sobre a maneira de grafar as palavras. O melhor modo de proceder é perguntar por que optaram por determinada letra e fazê-las utilizar o que já conhecem, comparando as sílabas usadas com as vistas em outros contextos. Peça que leiam o próprio registro. Assim é possível observar a ausência de uma letra ou a necessidade de alterar algumas delas.

3ª etapa

Antes de partir para a confecção do livro, leve algumas obras infantis para a classe, como as de contos, para que a organização das páginas seja observada. Chame atenção para a numeração e o índice.



Produto final

- Livro

Para a publicação ficar bem acabada, é recomendável que a lista seja passada a limpo e que as páginas contenham ilustrações e o nome um fazer o próprio retrato. Delegue completo do autor. Uma idéia é cabe algumas decisões à turma, como o título, o visual e as cores da capa e das páginas. Realize intervenções para ajudar na organização da publicação, ensinando a numerar as páginas e a fazer o índice. Como haverá apenas um exemplar, deixe-o disponível para o grupo consultar nos momentos livres e, posteriormente, organize um rodízio para que todos o levem para casa e leiam com os familiares.

Avaliação

Observe se as crianças conseguem se expressar oralmente e como interagem com os colegas quando eles estão fazendo a exposição. Observe se avançaram em relação à escrita: a primeira lista certamente será feita com sua ajuda. Mas na preparação da versão final você pode conferir os avanços em relação aos procedimentos de escritor e ao conhecimento sobre a confecção de um livro.

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