Linguagem Oral e Escrita
Linguagem Oral e Escrita - para crianças de 4 a 5 anos
FALAR E ESCUTAR
1. Relato do final de semana na Rodinha;
2. Reconto de historinhas;
3. Faz-de-conta;
4. Transmitir recados;
5. Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha;
6. Dramatizações;
7. Conversas;
8. Exposições de idéia durante a rodinha;
9. Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência;
10. Brincadeira livre;
11. Conversas informais com os colegas;
12. Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais;
13. Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos;
14. Interação com os professores e funcionários;
15. Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles;
16. Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem;
17. Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência;
18. No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia;
19. Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam;
20. No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou;
21. No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto;
22. Através de desenhos fazer recontos de histórias;
23. Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares;
24. Realização de jogo musical;
25. Brincar de Mímica;
26. Fazer a dramatização de um poema;
PRÁTICAS DE LEITURA
1. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto;
2. Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos;
3. Conto e reconto;
4. Faz-de-conta;
5. Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia;
6. Criar o jornalzinho da turma com informativo diário;
7. Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade;
8. Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam;
9. Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade;
10. Adivinhas;
11. Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional;
12. Trabalhar com receitas;
13. Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha;
14. Mostrar o nome e ler;
15. Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence;
16. Pedir para que cada criança pegue seu cartão;
17. Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas;
18. Bingo e dominó dos nomes;
19. Atividades no cantinho da leitura;
20. Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola;
21. Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa;
22. Criar projetos de leitura;
23. Dramatizações simples;
24. O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.);
25. Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois;
PRÁTICAS DE ESCRITA
1. Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
2. Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
3. Confecção do jornalzinho coletivo;
4. Confecção de murais;
5. Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
6. Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
7. Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
8. Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma;
9. Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro;
10. Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história na medida em que as figuras são mostradas, a professora anota;
11. Troca de atividades;
12. Fazer exposição com a produção dos alunos;
13. Produzir murais em conjunto;
14. Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
15. Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
16. Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
17. Trabalhar com imagens e pequenos textos;
18. Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
19. Fazer comparação entre o desenho e a escrita;
20. Trabalhar com índice e paginação; (conhecimento de números)
21. Identificar no dinheiro as letras e números;
22. Dominó de letras e números;
23. Placas de veículos;
24. Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;
Linguagem oral e escrita
PROJETO
Objetivos
- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias.
- Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.
- Aprender a organizar uma lista.
- Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões.
Conteúdos
- Oralidade.
- Leitura e escrita.
- Respeito aos colegas e à diversidade de opiniões.
Tempo estimado
2 meses
Materiais necessários
Cartolina, folhas de papel sulfite, papel-cartão, canetas, coloridas, brinquedos diversos, giz de cera e crachás.
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa
Comece o projeto com uma roda de conversa, estimulando todos a contar a você e aos colegas o que mais gostam de fazer ou de comer. A maioria vai querer falar sobre isso, e provavelmente de forma desorganizada. É hora então de apresentar o projeto, sugerindo a confecção de um produto a ser feito coletivamente: o livro das preferências. Explique que cada um terá uma página contendo as informações sobre o brinquedo mais querido, a comida mais gostosa, a música favorita e assim por diante. Para decidir os itens que serão contemplados, converse com a classe e coloque as sugestões no quadro. A lista pode incluir filmes, brincadeiras, personagens etc. Escolhidos os tópicos, peça que cada um fale sobre os temas. Vá anotando as citações em uma cartolina, com letras grandes e legíveis. Uma boa maneira de estimular o discurso é fazer perguntas: qual é seu personagem preferido? De que brinquedo você mais gosta? Dada a resposta, peça justificativa. Incentive os colegas a comentar, socializando as opiniões (Você pensa a mesma coisa que seu colega? Por quê? Qual é sua opinião?). Para a conversa ficar mais animada, sugira que todos levem de casa os objetos mencionados para compartilhá-los com a turma. Reserve uma atividade para essa troca de experiências.
2ª etapa
Monte a lista em uma folha de sulfite com os tópicos a ser respondidos brinquedo, fruta etc. Faça cópias e distribua as páginas. Leia os temas em voz alta para não haver dúvidas e proponha a elaboração oral da listagem antes do registro. Em seguida, organize duplas de trabalho para a produção escrita e deixe as crianças usarem as próprias concepções. Uma vai ajudar a outra, mas é preciso intervir para levá-las a refletir sobre a maneira de grafar as palavras. O melhor modo de proceder é perguntar por que optaram por determinada letra e fazê-las utilizar o que já conhecem, comparando as sílabas usadas com as vistas em outros contextos. Peça que leiam o próprio registro. Assim é possível observar a ausência de uma letra ou a necessidade de alterar algumas delas.
3ª etapa
Antes de partir para a confecção do livro, leve algumas obras infantis para a classe, como as de contos, para que a organização das páginas seja observada. Chame atenção para a numeração e o índice.
Produto final
- Livro
Para a publicação ficar bem acabada, é recomendável que a lista seja passada a limpo e que as páginas contenham ilustrações e o nome um fazer o próprio retrato. Delegue completo do autor. Uma idéia é cabe algumas decisões à turma, como o título, o visual e as cores da capa e das páginas. Realize intervenções para ajudar na organização da publicação, ensinando a numerar as páginas e a fazer o índice. Como haverá apenas um exemplar, deixe-o disponível para o grupo consultar nos momentos livres e, posteriormente, organize um rodízio para que todos o levem para casa e leiam com os familiares.
Avaliação
Observe se as crianças conseguem se expressar oralmente e como interagem com os colegas quando eles estão fazendo a exposição. Observe se avançaram em relação à escrita: a primeira lista certamente será feita com sua ajuda. Mas na preparação da versão final você pode conferir os avanços em relação aos procedimentos de escritor e ao conhecimento sobre a confecção de um livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário