efeito coração

sábado, 20 de outubro de 2012

Inclusão- Atividade desenvolvida com aluno PC

Inclusão- atividade desenvolvida com aluno PC 

Ao iniciar a Sala de Recurso Multifuncional em nossa cidade, foi cedido horário para que José Adilson, aluno da APAE por longos anos frequentasse para descobrirmos o que   poderia  desenvolver com ele, a partir de que ponto, se ele sabia ler ou não, já que o mesmo sempre muito participativo, super alegre mas não consegue expressar sua fala. 
As aulas iniciaram em julho de 2007, inicialmente fizemos muitas tentativas, usamos lápis, pincéis, com vários engrossadores diferentes, tentativas várias, enfim nada dava certo. 
Mas no momento que José Adilson chegou perto do computador tudo foi mudando, fizemos tentativas variadas  participei de alguns cursos, pedi algumas informações, ajudas de vários profissionais da medicina como Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, etc, vários profissionais atuantes na área da Inclusão com muitas experiencias. 
No entanto José Adilson, superou a todos nós, após algumas aulas desenvolvi uma adaptação de um capacete com uma haste de ferro, onde com a ajuda de uma outra pessoa ele vai guiando e teclando com muita calma, concentração e competência, nunca antes descoberta por ninguém, ou seja, os professores que passaram por sua vida, foram muito competentes Professoras Cleonice, Silvana,  Cleonice,  Aparecida, Célia, trabalhando incansavelmente, dedicando seu trabalho sem ao menos obter uma resposta sobre a aprendizagem do aluno, já que o mesmo não tinha como responder.
Hoje o mesmo tem Orkut, Facebook, MSN, deu-nos um show de sabedoria digitando textos lindíssimos sobre temas da atualidades, dedicatórias às suas professoras. E sem deixar de mencionar a dedicação extrema de sua mãe Almerinda que nunca faltou sequer a uma aula, mesmo que o calor estivesse excessivo, sua dedicação foi um dos fatores primordiais nesta aquisição.
E eu fico imensamente feliz por saber que passei nesta vida, com alguns erros claro, mas com a certeza de que fiz algo maravilhoso na vida de alguém, José Adilson é um rapaz de 24 anos, que descobriu a felicidade através da Sala de Recurso Multifuncional com recursos da Tecnologia Assistiva.
Obs: Caso alguém se interesse em ajudá-lo com um capacete apropriado o que custa muito caro para a família, favor entrar em contato, segue as fotos com as sequências desenvolvidas. 











José Adilson e sua mãe Almerinda

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pela atividade proposta ao aluno José Adilson!

    A educação inclusiva é feita de professores que acreditam no potencial de seus alunos.

    [] Prof Sandra Koch

    ResponderExcluir