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segunda-feira, 23 de julho de 2012

A criança e a Música

A criança e a música

A criança e a música – 0 a 3 anos


Os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquista vocais e corporais. Podem articular e entoar um maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples, refrões, onomatopéias etc. explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, especialmente depois de conquistada a marcha, a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando com a música.

A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música as demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam as situações sonoras diversas conferindo “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e a sua produção musical.

Objetivos:

O trabalho com a Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;

• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir canções musicais.

O fazer musical:

• Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o entorno e materiais sonoros diversos.

• Interpretação de música e canções diversas.

• Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

Orientações Didáticas:

No primeiro ano de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. O professor estará contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês quando canta para eles; produz sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc ou sons corporais, como palmas batidas nas pernas, pés, etc., embala-os e dança com eles. As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais.

Resumindo

Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. “Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade”.

Brincando, as crianças estarão exercitando as habilidades que serão exigidas durante os anos seguintes.

Apreciação musical:

- Com histórias, fantoches, dramatizações, cativar a criança para que comece a freqüentar a aula de música perdendo o medo do novo;

- Usar o carnaval para desenvolver o tema e participar de um baile carnavalesco;

- Introduzir um instrumento musical do carnaval, como o tambor, por exemplo;

- Utilização da flauta para audições instrumentais;

- Socializar através da música;

- Contacto inicial com instrumentos de percussão, utilizando-os também como objetos sonoros para emitir respostas musicais, a partir de estímulos dados pelo professor;

- Exploração de alguns instrumentos de pequena percussão como, guizos, chocalhos, caxixis, castanholas, tambores, livremente e mais tarde orientados pelo professor;

- Escutar músicas;

- Intervenções feitas com os instrumentos nas músicas já escutadas anteriormente;

- Introduzir instrumentos nas canções (clavas, tambor, etc.);

Desenvolver a coordenação motora:

- Exploração do corpo,

- Percepção das partes do corpo separadamente,

- Vivenciar os movimentos corporais através da música;

- Exploração do movimento corporal;

Desenvolver a memória musical:

- Linguagem oral e vocabulário;

- Cantar canções curtas e de fácil memorização com temas sobre o corpo, como: bater palmas, bater pés, gestos com os dedos, tornozelos, etc.,

- Desenvolver a percepção auditiva;

- Capacidade de se concentrar;

- Capacidade de imitar;

- Escutar várias gravações das músicas cantadas;

Exploração da música e da cultura popular:

- Divulgar nossa cultura, conhecer canções e brincadeiras populares;

- Folclore;

- Brincadeiras;

- Cantigas de ninar;

Diferenciação de sons:

- Sons: agudos e graves;

Perceber os sons grossos e finos.

Crianças de quatro a seis anos

Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.

Orientações didáticas

Nessa faixa etária, o trabalho com a audição poderá ser mais detalhado, acompanhando a ampliação da capacidade de atenção e concentração das crianças. As canções infantis veiculadas pela mídia, produzidas pela indústria cultural, pouco enriquecem o conhecimento das crianças. As crianças podem perceber, sentir e ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e comunica. A produção musical de cada região do país é muito rica, de modo que se pode encontrar vasto material para o desenvolvimento do trabalho com as crianças. O contato das crianças com produções musicais diversas deve, também, prepará-las para compreender a linguagem musical como forma de expressão individual e coletiva e como maneira de interpretar o mundo.

Resumindo

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC recomenda a Iniciação Musical na pré-escola e dá ênfase à escolha do repertório, uma das chances que o professor tem de ampliar a visão (e a audição) de mundo do aluno. A música deve ser de boa qualidade, variando desde MPB, músicas folclóricas, cantigas de roda, regionais, até eruditas;

Trabalhar com música na educação infantil melhora a sensibilidade, o raciocínio lógico e a expressão corporal;

A música é a linguagem que organiza som e silêncio. A criança vai tomar consciência da linguagem musical se conseguir ouvir e diferenciar sons, ritmos e alturas, saber que um som pode ser grave ou agudo, curto ou longo, forte ou suave.

Apreciação musical:

- Instrumentar as músicas e as atividades realizadas no período,

- Os instrumentos musicais que:

• Mais gostam e que menos gostam,

• Sua utilidade,

- Como e porque construir um instrumento musical,

- O aproveitamento de sucata para isso e sua importância ecológica nesse fazer,

- Perceber e descobrir a importância dos instrumentos musicais para a música,

- Desenvolver o respeito pela natureza através da música,

- Propiciar ambiente e material para criação de alguns instrumentos musicais de fácil execução,

- Favorecer o trabalho em grupo,

- Montar arranjos musicais com os instrumentos construídos.



Desenvolver a coordenação motora:


- Usar todas as aulas do período para desenvolver atividades que proponham movimentar o corpo sob vários ritmos e canções;

- Desenvolver a coordenação motora fina;

- Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música;

- Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação para:

• Desinibir,

• Socializar,

- Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música;

- Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação,

- Produzir sons com as partes do corpo separadamente, organizando-as numa percussão corporal;

- Descobrir, experimentar, reconhecer e inventar sons com o corpo,

- Movimentos rítmicos,

- Facilitar a ampliação dos movimentos conhecidos,

- Ampliar o respeito pelo outro,

- Introduzir a reflexão musical (analisando, criticando, discutindo em grupo as danças e coreografias montadas).



Desenvolver a memória musical:

- Desenvolver a expressão verbal (versos na roda),



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