efeito coração

sábado, 20 de outubro de 2012

Inclusão- Atividade desenvolvida com aluno PC

Inclusão- atividade desenvolvida com aluno PC 

Ao iniciar a Sala de Recurso Multifuncional em nossa cidade, foi cedido horário para que José Adilson, aluno da APAE por longos anos frequentasse para descobrirmos o que   poderia  desenvolver com ele, a partir de que ponto, se ele sabia ler ou não, já que o mesmo sempre muito participativo, super alegre mas não consegue expressar sua fala. 
As aulas iniciaram em julho de 2007, inicialmente fizemos muitas tentativas, usamos lápis, pincéis, com vários engrossadores diferentes, tentativas várias, enfim nada dava certo. 
Mas no momento que José Adilson chegou perto do computador tudo foi mudando, fizemos tentativas variadas  participei de alguns cursos, pedi algumas informações, ajudas de vários profissionais da medicina como Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, etc, vários profissionais atuantes na área da Inclusão com muitas experiencias. 
No entanto José Adilson, superou a todos nós, após algumas aulas desenvolvi uma adaptação de um capacete com uma haste de ferro, onde com a ajuda de uma outra pessoa ele vai guiando e teclando com muita calma, concentração e competência, nunca antes descoberta por ninguém, ou seja, os professores que passaram por sua vida, foram muito competentes Professoras Cleonice, Silvana,  Cleonice,  Aparecida, Célia, trabalhando incansavelmente, dedicando seu trabalho sem ao menos obter uma resposta sobre a aprendizagem do aluno, já que o mesmo não tinha como responder.
Hoje o mesmo tem Orkut, Facebook, MSN, deu-nos um show de sabedoria digitando textos lindíssimos sobre temas da atualidades, dedicatórias às suas professoras. E sem deixar de mencionar a dedicação extrema de sua mãe Almerinda que nunca faltou sequer a uma aula, mesmo que o calor estivesse excessivo, sua dedicação foi um dos fatores primordiais nesta aquisição.
E eu fico imensamente feliz por saber que passei nesta vida, com alguns erros claro, mas com a certeza de que fiz algo maravilhoso na vida de alguém, José Adilson é um rapaz de 24 anos, que descobriu a felicidade através da Sala de Recurso Multifuncional com recursos da Tecnologia Assistiva.
Obs: Caso alguém se interesse em ajudá-lo com um capacete apropriado o que custa muito caro para a família, favor entrar em contato, segue as fotos com as sequências desenvolvidas. 











José Adilson e sua mãe Almerinda

terça-feira, 16 de outubro de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

novanoticias.com.br

Quinta-feira, 11 de Outubro de 2012 NOTÍCIAS 20/06/2012 às 08:24:00 BATAYPORÃ: Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva e Frigorífico Minerva trabalham em parceria RedaçãoImprimir Divulgação Alunos de escola em frigorifico A Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva com a preocupação de preservar o nosso bem mais precioso e sensibilizar os alunos quanto a preservação principalmente da água que é indispensável para nossa sobrevivência e no intuito de repassar conhecimento não somente para vida escolar, mas sim para o cotidiano e para que nossos os alunos sejam defensores da natureza,neste propósito as professoras Helena Monteiro Mingotti eNedina de Souza Emboava desenvolveram o projeto“Água essencial para vida, responsabilidade de todos” aplicaram diversas atividades, entre elas palestra com biólogo Reinaldo Alves de Souza e a Assistente Social- MarilzaBreguedo funcionários do Frigorífico Minerva e distribuição de mudas de árvores para as crianças, responsabilizando-as pelo cuidado e com o compromisso de fazer com que os familiares também tenham consciência da importância de se cuidar bem de uma arvore. A professora da sala multifuncional- Márcia Cristina Monteiro e a professora de reforço- Eneide da Silva Wruck após a palestra da Engenheira do trabalho Elisandra Azambuja desenvolveramum trabalho com os alunos que são atendidos por elas sobre a importância dos objetos de proteção no serviço, e neste sentido foi feito pesquisa na internet, desenhos e confecção de cartazes. A culminância dos projetos foi realizada no Frigorifico Minerva com a presença do gerente e funcionários, onde as professoras fizeram a apresentação dos projetos, exposição dos livros, cartazes e foi entregue lembrancinhas para a equipe do frigorífico. O frigorifico Minerva além de apoiar todas as ações no decorrer do projeto, premiou os alunos com duas bicicletas, sendo os ganhadores os alunos Eduardo Henrique Gouveia dos Santos do 2º ano e Eduardo Aparecido Rosa da Silva do 5º ano e os demais alunos ganharam camisetas ou sacolas.A diretora da Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva- Sonia Nantes de Lima agradece ao Frigorífico Minerva e principalmente a Assistente Social-MarilzaBreguedo que foi o elo entre escola e empresa e na oportunidade parabeniza a equipe pela realização dos projetos e a empresa pelas ações que vem desenvolvendo em prol a preservação da natureza. Fonte: www.bataypora.ms.gov.br

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Projeto: Meio Ambiente e Segurança de trabalhadores do Frigorífico


SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Projeto: Meio Ambiente e Segurança de trabalhadores do Frigorífico
Público Alvo: 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Período de Desenvolvimento: de Abril a Junho de 2012
Autora: Professora Márcia Cristina Monteiro Moraes
Escola: Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva

Justificativa
A principal justificativa para o desenvolvimento deste projeto de trabalho é a intencionalidade de construir conceitos relativos à segurança do trabalhador, o conhecimento de Leis onde protege o funcionário, e tomando por base uma grande empresa presente em nosso município que é o Frigorífico Minerva, já que grande parte dos familiares de nossos alunos trabalham na mesma, relatando seus cuidados com o Meio Ambiente e também com seus funcionários dando dignidade de trabalho aos seus trabalhadores. Em um Projeto de Trabalho o aluno aprende e desenvolve conhecimentos e habilidades necessárias para construção de conceitos no desenvolvimento do mesmo, mostrando-se como uma Arquitetura Pedagógica indispensável para a formação de sujeitos que estão sempre dispostos a aprender a aprender, competência altamente valorizada no mundo atual.

Descrição, Desenvolvimento e Conteúdo

Pesquisa relacionada à empresa, sua Legislação, suas normas internas, elaboração de cartazes da atuação com o Meio Ambiente, o uso de EPIs conscientes, desenhando, fotografando, digitando e gravando com as vozes dos participantes do projeto, fazendo a leitura de cada Slide. O aluno deve construir o seu trabalho atento aos detalhes, de cada etapa, reproduzindo com maior precisão e cada vez mais próximo da realidade da proposta apresentada.
A execução desses trabalhos será feita em duas etapas, com a participação da própria empresa na escola dando palestras relativas aos seus procedimentos e norteando os caminhos tanto para a Meio Ambiente quanto ao uso consciente dos EPIs. Após essas etapas os alunos desenvolverão as pesquisas e desenhos.
Durante a elaboração dos trabalhos, a cada etapa, são apresentados para os alunos materiais fornecidos pelo professor, como imagens de vídeo, solicitação de pesquisas, contextualizando assim, a construção dos tipos de cada etapa.


Pesquisas
Ao desenvolver o projeto, as turmas envolvidas escolhem os elementos gráficos e cores de sua preferência para compor os trabalhos que serão confeccionados por eles.
Esse projeto foi elaborado tendo como base o desenvolvimento da observação, disciplina em todos os espaços da escola, acuidade visual e auditiva, motricidade fina, usando os componentes curriculares da série relativa ao aluno. Elementos que objetivam o desenvolvimento da curiosidade e cuidado com o próprio corpo, habilidades e competências necessárias para a aprendizagem em todos os campos do saber. Esse trabalho desperta para a consciência das potencialidades do ser; para o desenvolvimento da curiosidade; da concentração; da atenção; da determinação; do prazer em executar uma tarefa e a busca por novos conhecimentos, tanto no trabalho como no pessoal, refletindo em suas atitudes dentro e fora da escola transferindo o conhecimento em casa para os familiares.

Objetivos Específicos

·        Promover o desenvolvimento cultural dos alunos, numa proposta triangular, no ensino do Mercado de Trabalho;
·        Consolidar a noção de arte como produção resultante da leitura efetuada nas pesquisas;
·        Despertar o aluno para o cuidado com os objetos que carecem maiores cuidados que temos em casa;
·        Ampliar seu conhecimento sobre o Meio Ambiente e os EPIs;
·        Desenvolver no aluno a apreciação, a comparação, a exploração e os questionamentos sobre as palestras;
·        Compreender a linguagem visual, os elementos e o contexto para a interpretação;
·        Compreender a posição de seus familiares no mundo como agente social de sua cultura, que consome e produz.

Indicativos do desenvolvimento de Competências e Habilidades nos campos abaixo:

1-    Integração
·        Manifesta boa relação sala-colegas-professores;
·        É assíduo às aulas;
·        È cooperativo;
·        Concentra-se na aula;
·        Interage de forma independente;
·        Resolve problemas em conjunto;
·        Socializa o conhecimento construído;

2-    Hábitos e atitudes nas aulas;
·        Participa do trabalho com interesse;
·        Atenção e disciplina;
·        Demonstra criatividade e bom humor para resolver impasses;
·        Respeita as regras;
·        Demonstra afetividade;
·        Espera sua vez de falar;
·        Utiliza com cuidado os materiais;
·        Respeita combinações propostas;

3-    Habilidades Específicas
·        Coordena o uso do lápis;
·        Coordena o uso de réguas e instrumentos;
·        Explora combinações de cores nas atividades;
·        Demonstra acuidade visual e auditiva;
·        Executa as atividades com habilidade, tátil, auditiva e visual;
·        Percebe e descreve características, ( objetos, texturas, períodos, etc.);

4-    Processo de Pensamento
·        Conhecimentos e capacidades individuais de cada aluno;
·        Dificuldades apresentadas;
·        Intervenção pedagógica desenvolvida com o aluno na sala de aula;

5-    Culminância do Projeto:
·        Uma manhã superagradável no Frigorífico Minerva, sendo apresentado os vídeos do próprio Frigorífico, com as orientações do trabalho rigoroso desenvolvido na empresa, acompanhado de um belo café da manhã;
·        Apresentação dos Slids confeccionados sobre os EPIs, cartazes com os desenhos das etapas de tratamento dos resíduos da várias seções da empresa;
·        Entrega dos prêmios: 02 lindas bicicletas para os alunos: