efeito coração

sexta-feira, 21 de agosto de 2009



Objetivos:

• Incentivar aos bons hábitos alimentares;

• Identificar as preferências alimentar dos alunos;

• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

• Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;

• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
* Identificar alimentos não-saudáveis;
Justificativa:

As crianças de hoje, estão a cada dia mais, se alimentando de produtos industrializados que fazem mal a saúde e recusando alimentos saudáveis. Fez-se necessário a implantação do projeto alimentação saudável. É importante que compreendam o papel de uma alimentação equilibrada, os valores nutritivos dos alimentos e suas propriedades benéficas no sentido de prevenir doenças.

Conclusão

Projetos são muitos com o mesmo objetivo, resultados bons existe, o importante é continuar conscientizando e incluindo mais escolas e comunidades nessa busca por uma vida saudável, sem doenças causadas por uma má alimentação. Todos nós devemos divulgar e aderir, para fazer do Brasil um país mais feliz, mais saudável.
A escola tem como função formar futuros cidadãos, e os temas abordados trabalham com os futuros cidadãos com saúde e com consciência no que é importante para manter uma vida sadia.
Acreditamos que este projeto vai deixar marcas importantes na Escola Benedita F. de Oliveira, pois muitos alunos entenderam o recado sobre boa alimentação. Este pode ser um passo para a melhora na alimentação,
Concluímos que as crianças passaram ao decorrer desse projeto em ação, conhecer o quanto é bom o trabalho em equipe, como no caso da nossa horta que teve a participação deles a cada dia, desde a sementinha até a colheita final.

Resultados e Discussão

O trabalho foi realizado em um semestre e após a realização foram observados pontos positivos e negativos em relação às atividades desenvolvidas.
Em geral, a realização do projeto apresentou ampla aceitação por parte das crianças, das educadoras e dos pais. A receptividade das crianças, nas diversas etapas, foi de extrema importância para o aproveitamento do projeto.
Quanto às atividades, as crianças mostraram-se interessadas em observar as diversas figuras e aprender o nome de cada vegetal. No inicio, as crianças não conheciam a maioria dos vegetais apresentados, porém, no decorrer das semanas, elas foram gradativamente aprendendo e fixando os nomes. A atividade foi um ótimo auxílio para a realização das etapas subseqüentes.
Elas tiveram a oportunidade de vê-los inteiros e cortados. Pegaram, cheiraram e, os que quiseram, até provaram. O cardápio do almoço do dia foi aproveitado para mostrar os legumes e as verduras no prato de cada um. Poucas crianças mostraram resistência em comer os legumes e verduras que se encontravam no prato.
Por fim, estamos hoje na finalização do projeto. Esperamos que os pais aqui presentes promovam as mudanças na alimentação e nos hábitos de seus filhos.