efeito coração

sexta-feira, 17 de julho de 2009

PROJETO: ALIMENTO SAUDÁVEL


1- Apresentação
Desde pequenos, ouvimos nossos pais dizendo que temos de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescermos fortes e saudaveis. Sentindo a necessidade de estimular nossos alunos de uma forma lúdica e atraente, fomos buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo fomos movidos pela vontade de fazer o melhor. E pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.

2. JUSTIFICATIVA

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupões a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta..Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, elaboramos este projeto.

3-OBJETIVOS GERAL:

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.- incentivar os bons hábitos alimentares;
- concientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
- identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.ESPECÍFICOS:- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;- Valorizar o momento reservado à alimentação.

4. ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO

[ Linguagem oral e escrita- Interpretações pessoais- Narração de fatos- Reconto- Produção textual individual e coletiva
[ Linguagem matemática- Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)- Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais)- Agrupamentos- Situações-problema- Sistema monetário- Seriação:- Semelhança/diferença; pertinência/correspondência)[ Artes- Linguagem visual- Poesia- Música- Modelagem- Pintura- Desenho
[ Ciências- Nosso corpo (higiene corporal)- Meio ambiente (produção de alimentos)- Vegetais- Nutrição e desnutrição
[ História/geografia- Modos de alimentação dos grupos sociais;- Regras e princípios sociais;- Tempo

5. RECURSOS/ESTRATÉGIAS

- Rodinha- Cozinha experimental- Músicas- Teatro - Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros de receitas infantis, internet, vídeo...)- Recorte, colagem e modelagem- Desenho livre- Alfabeto Móvel- Sucatas

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

(AÇÕES)- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;- Registro dos alimentos mais consumidos na família;- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;- Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;- Palestra com uma nutricionista;
- Palestra com uma dentista;- Preparação e degustação de receitas saudáveis

7. PRODUTO FINAL

Finalizaremos o projeto com a elaboração de uma culminância. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

8. AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

9. Duração do Projeto

Este projeto será desenvolvido durante o transcorrer do segundo bimestre.